segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Cami, 30 anos, SOP desde os 14 anos, tentante há um ano e um mês.

Basicamente meu perfil é esse... e é assim que vejo muitas meninas se apresentarem nos fóruns. Minha história começa assim:

Na adolescência e durante a faculdade jamais me imaginei com filhos, casada ou qualquer coisa do gênero. Mas a vida nos mostra outros caminhos, principalmente em momentos de dor, de solidão... foi em um momento assim que percebi que queria alguém do meu lado, que gostaria de ter um companheiro, um marido, alguém pra dividir as alegrias e as tristezas. Passado algum tempo, eu já contava com os meus 24 anos, encontrei essa pessoa, da maneira mais inesperada possível e desde então falávamos em ter filhos, ele me contagiou com a sua vontade e eu passei a querer também, mas não me sentia preparada, queria uma estabilidade financeira maior, tinha sonhos pra minha carreira, tinha medo de colocar uma criança nesse mundo louco... e então novos momentos de dor me ensinaram que isso era uma parte do todo, e não o principal, e que meus óvulos não estariam me esperando pra sempre!

Eis que já com 29 anos eu decido que podemos começar a tentar e vou a uma GO pra fazer todos os exames antes de tentar, naquela época, tudo “NORMAL”! Depois de uns 10 anos usando a mesma pílula meus ovários estavam bonitinhos e naquele mesmo mês, dezembro/2012, a cartela terminou e eu não comprei mais nenhuma... mas, mea culpa, não controlei os ciclos, tinha medo de ficar ansiosa, estressada e meio neurótica.

Essa "calma aparente" durou uns 6 meses, quando comecei a observar que minha pele, meus cabelos e meu peso estavam se alterando. Nada muito exagerado, mas eu já sabia que aquilo era um sinal da SOP retornando. Fui até a GO novamente e realmente meus ovários estavam com muitos cistos e ela me sugeriu induzir com Clomid, já usando a dose de 100 mg. Em agosto/13 fiz a primeira indução só usando o Clomid, a GO acompanhou somente no 11o dia do ciclo e aparentemente eu tive ovulação naquele mês, porém, não resultou em gravidez, eu estava então com ciclos de 30 dias. A GO pediu uma investigação mais detalhada, meu marido fez um espermograma, tudo OK e eu fiz uma histerossalpingografia, descobrindo que minha SOP tinha uma parceira pra me atrapalhar, minha tuba uterina esquerda se apresentou obstruída. Em setembro/13, nova indução com a mesma dose, resultando em nenhum folículo dominante e a menstruação super atrasada.

Eu me mantive totalmente silenciosa sobre esse assunto, mas sempre gostei muito de conversar, de trocar ideia mesmo, e em agosto/13 comecei a me abrir com algumas amigas que já tinham passado ou estavam passando por tudo que eu passava, uma delas já tinha engravidado com um caso de SOP semelhante ao meu, refratário a induções, outras duas engravidaram logo depois, sendo que uma delas era tentante há 3 anos e já tinha recorrido a especialistas em fertilidade, tendo engravidado com uma médica mais nova e menos conhecida na nossa região.


Resolvi ir até essa profissional em novembro/13! Após uma consulta super detalhada, ela colheu meu preventivo e durante a US transvaginal observou um possível folículo dominante, perdido em um ciclo que estava pra fechar uns 50 dias. Iniciei o uso de Duphaston e usei Choriomon, seguindo todas as instruções dela, minha menstruação não vinha de jeito nenhum, mas o máximo que consegui foi um beta com valor 13, voltando pra inferior a 1 uma semana depois. A vermelhinha chegou e eu fiz alguns exames que precisavam ser colhidos no 2º dia do ciclo, sendo que todos eles vieram normais, mas ainda sim a Dra. me aconselhou a usar um mês de pílula, Primera 30. Com isso tive um ciclo mais normal e fiz nova indução em janeiro/14, o qual até o momento não resultou em ovulação (já fiz 3 US para acompanhamento). Esse é o resumo da minha luta até o momento. Pretendo dividir as angústias e trocar informações com futuras mamães em situações semelhantes.

8 comentários:

  1. Oi Querida!
    Você visitou meu blog e eu vim visitar o seu!
    Nesse momento conversar e desabafar com pessoas que sentem o mesmo que nós é o melhor remédio.

    Por curiosidade, quantos ciclos de indução você já fez?
    Usou algum indutor além do Clomid?
    Te pergunto isso porque o Clomid não me fez "nem cosquinha" hehe eu também não respondia.
    Comecei a ovular mesmo com Femara e Menopur (algumas vezes utilizando os dois em conjunto).

    Eu tenho uma GO ótima também (que tb faz tratamento para engravidar) e palavras dela (e conselho meu), faz acompanhamento com um especialista.
    Alguém que se tiver que te ver durante 07 vezes na semana para acompanhar a ovulação, vai te ver.

    Nós que temos dificuldade não podemos perder a chance.

    Outra coisa, que eu não fiz, mas li em outro blog e de certa forma ela tem razão, é ficar induzindo por muito mais de 06 ciclos.
    Eu fiz mais de 10 induções!! E isso abalou muito meu casamento. Pois acaba que nós ficamos presas ao período fértil, esquecendo um pouco a naturalidade entre o casal.

    Depois de quase 04 meses sem fazer nenhum tipo de indução e novas tentativas para engravidar, tomei a decisão de que quando voltar o tratamento farei por somente 06 meses. Se não der certo (tenho esperanças de que vai dar!), partirei para inseminação.

    Vamos ver!
    Eu estou ansiosa para voltar aos treinos. Estou cheia de esperanças de que "agora vai"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati!
      Obrigada pela visita! Concordo contigo, só uma tentante entende a outra e desabafar sempre ajuda!!!

      Eu já fiz 3 ciclos com o Clomid, porém só neste último estou com acompanhamento de especialista, estou morando em uma cidade em que não há ninguém que trabalhe diretamente com infertilidade, então tenho que viajar pra me consultar, mas vale muito a pena! Aí faço o acompanhamento de ovulação com outro profissional, mas que tem bastante experiência e sempre estimula a não desistir! Agora, é fato que as induções deixam as coisas meio mecânicas, procuro sempre tentar abstrair disso pelo menos na hora do treino, senão não rola!

      Já tenho outra consulta marcada com a minha especialista e anotei os nomes da medicação que você me passou, vou pesquisar mais e levar pra ela. Também estou querendo comentar com ela sobre a Metmorfina. Você tem alguma experiência com essa medicação?

      Assim que tiver novidades da próxima consulta, que é só pro final do mês que vem, posto por aqui!!!
      Confie mesmo que agora vai! Mantenha seus pensamentos positivos, ore e faça sua parte, não podemos desistir dos nossos sonhos!

      Um beijo

      Excluir
  2. Olá... sua história é muito parecida com a minha. Já fiz vários ciclos com indução. Mesmo induzindo ciclos longos e extressantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Vejo muitas histórias bem parecidas com a nossa... e não entendo porque tantas meninas hoje em dia tem SOP. Não sei se sempre foi assim e só agora, com a tecnologia, as pessoas estão descobrindo, ou se há um maior número de casos.
      Eu devo seguir com a indução por mais algum tempo, antes de ir pra alguma estratégia mais complexa.
      Boa sorte pra gente!

      Excluir
  3. Oi , primeira vez aqui no blog! Tb faço parte do grupo da baby center: todas conseguem engravidar, menos eu! Ja tive cistos nos ovarios, mas tenho indisposiçao a AC, entao, ao longo dos meus 30 anos, so tomei durante 3 meses, segundo o GO meus exames estao ok, estou ovulando direitinho, minha menstruacao é super regulada, mas tento ha 1 ano e meio, e nada! Que esse ano seja bom para nós, ate mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiola!
      Se está tudo certo rapidinho seu positivo irá chegar!!! Você fez exames dos hormônios da tireóide? Eles estão bastante envolvidos com a fertilidade... E você fez alguma histerossalpingografia? Porque as tubas uterinas precisam estar permeáveis pra que o esperma tenha passagem até o óvulo.
      Um beijo

      Excluir
  4. Pois é, Camila, fiz todos esses exames hormonais e tantos outros! Mas se eu te disser que ficou faltando só a histerossalpingografia, estava marcada e td, aí eu amarelei :( Minha cunhada que tb está na tentativa fez e falou horrores, ela ficou ate 20 dias com hemorragia depois desse exame, ela disse que eu nao fizesse, aí desisti de fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi!
      Estou querendo fazer um post sobre esse exame, porque também fui morrendo de medo e chegando lá não senti quase nada!
      Minha preparação foi tomar buscopan, a enfermeira tinha dito pra tomar 2 e eu tomei 3, comprei de dois tipos diferentes, que fazem associações com diferentes analgésicos. Eu estava bem nervosa, de medo da dor mesmo, mas inicialmente é como um papanicolau, depois que a cânula foi inserida no colo do útero e a médica inseriu o contraste eu senti uma cólica moderada, como se fosse cólica menstrual mesmo sabe? Mas foi super pontual, passou logo depois...
      A única coisa que tem que fazer é levar um absorvente junto, porque depois o contraste volta e pode manchar a roupa.
      Esse exame foi importante pra mim porque mostrou que tenho uma tuba obstruída e uma boa. Isso me ajuda quando faço acompanhamento da ovulação, porque uma ovulação do lado obstruído dificilmente resultaria em gravidez e me dá a opção de tentar desobstruir via laparoscopia, pra aumentar minhas chances.
      Se você resolver fazer converse bastante com o pessoal da clínica, porque todo mundo sabe que exame dá medo, então eles também ajudam dando dicas do que fazer pra ser menos incômodo.

      Beijos férteis pra você!

      Excluir